Pular para o conteúdo principal

Ouro Preto


Falar de Minas Gerais é sempre um prazer pra mim....e Ouro Preto então? Um lugar que respira história por todas as partes. Na verdade eu tenho um projeto de fazer a Estrada Real (Diamantina a Paraty), passando por todas as cidades históricas de MG...mas como não deu ainda pra realizar, visito as cidades quando posso. Então assim foi com Ouro Preto.


Para chegar a Ouro Preto, pegamos um ônibus na Rodoviária de Belo Horizonte e 1:40 depois, nós chegamos.


Logo que chegar, não desça pra cidade imediatamente, siga pro lado direito da rodoviária, você encontrará uma igreja muito linda, com uma enorme escadaria, de lá tenho certeza que tirará fotos magníficas. A vista é inacreditável....uma cidade rodeada de montanhas.


Depois de fotografar muito, siga descendo a ladeira até o centro da cidade. Lá encontramos um monumento a Tiradentes e em frente a ele, o Museu da Inconfidência. Esse é um passeio imperdível!! Vale muito a pena, porque além de ver obras de artes riquíssimas você estará vivendo um pouco da Inconfidência Mineira. Foi neste lugar que alguns dos Inconfidentes ficaram presos e lá estão seus túmlos também. Pense a emoção que foi estar defronte do túmulo de Tomás Antônio Gonzaga? Lá também encontramos esboços de alguns projetos do Aleijadinho.


Para comer escolhemos um lugar muito legal, onde tocava música mineira e experimentamos uma comida típica muito boa. Já não lembro o nome do restaurante direito, mas foi algo como Mina de Chico Rei...tenho certeza que os amigos do Minha Estrela vão me ajudar a lembrar (por favor postem aí o nome do restaurante!! hahahaha). Nesse local tem uma mina de verdade, onde pagamos uma taxa e podemos descer. O preço do restaurante é bom e o atendimento também.


Outras dicas de visita são: a casa do Tomás Antônio Gonzaga, a feirinha próxima a ela, o Museu do Oratório, as lojinhas de artesanato mineiro e também as lojas quem vendem doces típicos. Preste atenção no casario, muitas das casas têm detalhes muito interessantes.


Infelizmente não poderei informar sobre a hospedagem lá, pois meu QG era em BH e fomos apenas para passar o dia. Mas Ouro Preto tem o Albergue da Juventude Brumas e o preço é bom. Minha meta é voltar e ficar pelo menos uns 3 dias, pois OP tem igrejas belíssimas que merecem uma visita.


Distância de Belo Horizonte: 90 km
Empresa de ônibus: Viação Pássaro Verde
Visitação Museu da Inconfidência:
Terça a domingo, das 12h às 17h30
Ingresso: R$ 6 (meia-entrada para estudantes)

Comentários

Unknown disse…
Amiga, adorei seu blog!!!
Tb não lembro do nome do restaurante, mas alguém há de lembrar! rsrsrs
Saudade!
bjs
Deyse/Brasília
Karin Kunze disse…
hahahahaha...eu tinha esperança que vc lembrasse!!
Em breve faremos mais um passeio lá pelas Minas Gerais... ;)
bjs e saudades

Karin
Karin Kunze disse…
Antes q me esqueça, Ouro Preto tá sem foto pq estou aguardando uma foto feita por minha amiga, Silvana Amaral.
Kd a foto, Sil?
Unknown disse…
Sério? Pega a que vc quiser, amiga. Vou mandar uma. Tb não lembro o nome do restaurante. Parece que não raciocinamos bem quando a fome chega, né?

Postagens mais visitadas deste blog

Garapuá

Época de carnaval é sempre assim...fico ansiosa para chegar o feriadão e poder ir para meu lugarzinho no mundo: Garapuá. Situado na Ilha de Tinharé - BA, Garapuá é um paraíso na Terra e como todo paraíso deve ser, tem um acesso difícil. Para chegar lá existem três maneiras: Lancha, carro e avião. A lancha sai do Terminal Marítimo de Salvador e leva uma hora e meia até chegar em Morro de Sao Paulo. Chegando lá você deve pergar um trator....isso mesmo...um trator até Garapuá. Daí levamos mais uma hora até finalmente chegar lá. De carro nós levamos em média 3 horas até a cidade de Valença. Lá você procura um estacionamento para deixar o carro enquanto está em Garapuá. Pega-se um barco ou lancha rápida até Morro de São Paulo e de lá pega o famoso trator. Já existe uma empresa aérea que faz Salvador/ Morro de São Paulo, a Aerostar. Não sei quanto custa atualmente, mas eles têm um box no Aeroporto de Salvador. Chegando em Morro, hora de pegar o trator!! É assim mesmo...em Gar

Veneza

Aaaah...Veneza!! Tenho saudades de lá. Por menos tempo que você passe em Veneza, sempre terá saudades e sempre terá vontade de voltar. Todo mochileiro sabe que Veneza é uma cidade cara, portanto é necessário se hospedar em uma cidade vizinha. No nosso caso, escolhemos Pádua (em italiano Padova), em uma outra oportunidade falarei sobre essa linda cidade. Mais uma vez escolhemos o trem como meio de transporte, já que tínhamos comprado o Europass, aqui mesmo no Brasil. De Pádua para Veneza foram apenas 30 minutos, se não me engano. Ao chegar lá, saia da Estação de trem e bem em frente verá o guichê para compra de bilhete do Vaporetto. Não que você não possa fazer o passeio todo andando, mas qual a graça de ir a Veneza e não navegar de vaporeto naquelas águas? O custo não é dos mais baratos, mas vale muito a pena...é algo em torno de 7 euros. Lembrando q estive lá em 2002!! Chegando na Praça San Marco, desça do vaporetto e comece o percurso a pé. Andar por Veneza é muito simples, ninguém c

Bratislava

Desde que assisti a comédia EUROTRIP, fiquei com uma curiosidade gigante de conhecer Bratislava. Ao contrário do que most ra o engraçadíssimo filme, a capital da Eslováquia não é nem um pouco aquele lugar sombrio e de moeda desvalorizada. Bratislava é um lugar colorido, de gente bonita e simpática e que aceita euros em todos os lugares. Para chegar lá peguei um ônibus da Eurolines na Erdbergstrasse (que fica na estação de metrô Erdberg), Viena International Bus Terminal - VIB. A passagem não é cara (em torno de 9 euros, o trecho) e se leva mais ou menos 30 minutos até chegar em Bratislava. É possível comprar ida e volta na estação de ônibus de Viena. Chegando em Bratislava o ônibus parará numa estação bem no centro. Siga o fluxo de pessoas e chegue num calçadão onde tem barraquinhas de artesanato...nesse exato lugar pode-se começar o tour em Bratislava. O centro antigo parece ter sido todo revitalizado..está tudo tão lindo e as pessoas parecem felizes. Encontrei muitos noivos fa