Pular para o conteúdo principal

Hannover


O que dizer da minha cidade querida? Dizer que lá se fala o “hochdeutsch”, melhor o alemão da Alemanha? Dizer que é lá que acontece a melhor e mais famosa feira de tecnologia do mundo? Hannover é mais que isso...
Capital da Niedersachsen (Baixa Saxônia), Hannover é moderna e é histórica ao mesmo tempo.

Na época da segunda guerra foi praticamente destruída e as maquetes do antes e depois da guerra podemos encontrar no andar térreo do Rathaus (Prefeitura). Também no Rathaus se pode pagar uma taxa para subir para o uma espécie de terraço, num elevador torto (sim, ele é meio inclinado ou curvo) e apreciar a bela vista da cidade. Fica na Trammplatz, uma linda praça com um lago no centro. No inverno esse lago fica todo congelado.
Hannover é uma capital “verde”, tem inúmeros jardins, porém o mais conhecido é o Herrenheusen Garten, um jardim barroco lindíssimo que merece uma manhã inteira para ser visitado e explorado. No verão costuma ter shows a céu aberto. Muito interessante!!

Talvez a maior fama de Hannover venha da sua feira industrial. A
CEBIT tem data móvel, mas acontece em março e leva gente de todo o mundo para expor máquinas, discutir tecnologias ou simplesmente entreter curiosos como eu. Na época tinha exposto lá, o carro do Mika Hakkinen!!! São quilômetros de feira, com toda infra-estrutura de banheiros, restaurantes, stands de expositores tanto em local fechado quanto ao ar livre. Vale descansar sentado no gramado apreciando o vai e vem dos realmente interessados nos negócios.

Outro evento grandioso que aconteceu em Hannover, foi a EXPO 2000, quando 19 milhões de pessoas passaram por lá.

O Bahnhof é um dos lugares mais populares de Hannover, fica no centro e por lá passam milhares de pessoas todos os dias. Tem uma estátua em frente ao BH que é conhecido ponto de encontro de pessoas. Quando você marca para encontrar alguém, certamente marcará neste local. Mas chegue no horário...os alemães são muito pontuais. Para consultar horários dos trens:
www.db.de

Ligando o BH à estação de metrô, fica a Passarelle, onde você encontrará o “underground” de Hannover. Por lá encontramos desde lojas de departamento como a Karstadt, como também lojinhas de roupas góticas, acessórios para punks, casas de chá, lojas de piercing, bares latinos, tudo misturado, mas com harmonia. Adorava andar por lá entre moços de ternos, góticas elegantes e punks de cabelo verde-limão. Viva a diversidade!!!

Ao chegar em Hannover dê uma passada na Ernst-August Platz, 2, onde se encontra o Centro de Informações Turísticas da cidade, lá eles têm mapas e panfletos falando dos pontos turísticos.

Faça passeios à pé pelo centro histórico de Hannover, você encontrará arquiteturas belíssimas e com anos e anos de história. Sempre terá uma faixa vermelha no chão para direcionar os turistas. Visite o Landesmuseum e o Opernhaus, passeios imperdíveis.
Tudo em Hannover é assim o antigo e o moderno, o urbano e o verde, o normal e o exótico...fazendo de Hannover uma cidade democrática e bela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garapuá

Época de carnaval é sempre assim...fico ansiosa para chegar o feriadão e poder ir para meu lugarzinho no mundo: Garapuá. Situado na Ilha de Tinharé - BA, Garapuá é um paraíso na Terra e como todo paraíso deve ser, tem um acesso difícil. Para chegar lá existem três maneiras: Lancha, carro e avião. A lancha sai do Terminal Marítimo de Salvador e leva uma hora e meia até chegar em Morro de Sao Paulo. Chegando lá você deve pergar um trator....isso mesmo...um trator até Garapuá. Daí levamos mais uma hora até finalmente chegar lá. De carro nós levamos em média 3 horas até a cidade de Valença. Lá você procura um estacionamento para deixar o carro enquanto está em Garapuá. Pega-se um barco ou lancha rápida até Morro de São Paulo e de lá pega o famoso trator. Já existe uma empresa aérea que faz Salvador/ Morro de São Paulo, a Aerostar. Não sei quanto custa atualmente, mas eles têm um box no Aeroporto de Salvador. Chegando em Morro, hora de pegar o trator!! É assim mesmo...em Gar

Veneza

Aaaah...Veneza!! Tenho saudades de lá. Por menos tempo que você passe em Veneza, sempre terá saudades e sempre terá vontade de voltar. Todo mochileiro sabe que Veneza é uma cidade cara, portanto é necessário se hospedar em uma cidade vizinha. No nosso caso, escolhemos Pádua (em italiano Padova), em uma outra oportunidade falarei sobre essa linda cidade. Mais uma vez escolhemos o trem como meio de transporte, já que tínhamos comprado o Europass, aqui mesmo no Brasil. De Pádua para Veneza foram apenas 30 minutos, se não me engano. Ao chegar lá, saia da Estação de trem e bem em frente verá o guichê para compra de bilhete do Vaporetto. Não que você não possa fazer o passeio todo andando, mas qual a graça de ir a Veneza e não navegar de vaporeto naquelas águas? O custo não é dos mais baratos, mas vale muito a pena...é algo em torno de 7 euros. Lembrando q estive lá em 2002!! Chegando na Praça San Marco, desça do vaporetto e comece o percurso a pé. Andar por Veneza é muito simples, ninguém c

Bratislava

Desde que assisti a comédia EUROTRIP, fiquei com uma curiosidade gigante de conhecer Bratislava. Ao contrário do que most ra o engraçadíssimo filme, a capital da Eslováquia não é nem um pouco aquele lugar sombrio e de moeda desvalorizada. Bratislava é um lugar colorido, de gente bonita e simpática e que aceita euros em todos os lugares. Para chegar lá peguei um ônibus da Eurolines na Erdbergstrasse (que fica na estação de metrô Erdberg), Viena International Bus Terminal - VIB. A passagem não é cara (em torno de 9 euros, o trecho) e se leva mais ou menos 30 minutos até chegar em Bratislava. É possível comprar ida e volta na estação de ônibus de Viena. Chegando em Bratislava o ônibus parará numa estação bem no centro. Siga o fluxo de pessoas e chegue num calçadão onde tem barraquinhas de artesanato...nesse exato lugar pode-se começar o tour em Bratislava. O centro antigo parece ter sido todo revitalizado..está tudo tão lindo e as pessoas parecem felizes. Encontrei muitos noivos fa