Congonhas é mais conhecida como a cidade dos Profetas. Fica a 89 km de Belo Horizonte e tem um acervo maravilhoso de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, sem dúvida, um dos artistas coloniais brasileiro mais importantes.
Expostos no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, os 12 profetas são exemplos da mais pura arte colonial do século XVIII.
Abdias, Amós, Baruc, Daniel, Ezequiel, Naum, Habacuc, Isaias, Jeremias, Joel, Jonas e Oséias são representados em esculturas de pedra-sabão, revelando a habilidade do mestre Aleijadinho. Há boatos de que cada um dos Profetas Bíblicos, está representando uma figura da Inconfidência Mineira, mas nada ainda tem garantido sobre isso. Falam por exemplo que Daniel está representando o Tomás Antônio Gonzaga (muito conhecido pelos versos à sua Marília).
Ao subir a rampa que dá acesso à Basílica dos Profetas, encontramos seis capelas, onde estão algumas obras do Aleijadinho que retratam cenas da vida do Cristo, conhecidos como Passo da Paixão, desde a Santa Ceia até a Crucificação de Jesus.
Outro atrativo turístico é a Romaria, espaço construído na década de 30, para abrigar os romeiros que costumavam ir aos festejos do Bom Jesus de Matosinhos. Hj é um conjunto arquitetônico com finalidade cultural e de preservação da história de Congonhas. Lá encontramos Oficinas de Arte, espaço para eventos, Lojinha de lembranças e tb dois museus.
Para chegar a Congonhas, parta de Belo Horizonte pela BR 040, sentido Rio de Janeiro. Congonhas é muito próxima a BH, por isso não tivemos a necessidade de dormir por lá, mas caso queira aqui tem uma lista de hoteis. E para almoçar, tem um restaurante que se chama (se nao me engano) Cova do Daniel, lá tem comida muito boa e o preço é ótimo tb.
Comentários
Kaká,
Você é linda, minha amiga! O seu blog faz ver que somos mesmo colegas de profissão, de Turismo, mesmo estando fora dela.
Gostei da idéia, do nome e de tudo. Vou colocar link dele no meu blog.
Beijão!
'.'
bjo grande